Vale de Cambra é um vale mágico por natureza! Desde as belas e solarengas encostas das serras da Freita e Arestal, aos vales férteis do Caima, Arões e Teixeira, há todo um universo de atrações naturais e culturais para descobrir e desfrutar!

Berço da primeira industria de lacticínios do país, Vale de Cambra possui uma longa história associada, quer à indústria dos laticínios, quer à indústria das madeiras, das embalagens metálicas e da metalurgia, acolhendo, atualmente, as maiores empresas do país, nestas áreas.

Mas foi graças ao seu rico e extenso património natural, com destaque para o seus vales férteis, onde eram produzidos leite e vinho em abundância, que o município atingiu tal patamar de desenvolvimento industrial.

Estes mesmos vales férteis, povoados de campos com vinhas, rios, cascatas, levadas e albufeiras, que espelham nas suas águas a imagem de uma natureza inebriante, encontram-se cercados de altas montanhas, onde abundam florestas que abrigam uma notável fauna e flora, vestígios arqueológicos de arte rupestre atlântica, aldeias ancestrais empoleiradas em socalcos, e pontes seculares. Estes vales e montanhas são, hoje, espaços onde se promove o turismo, o desporto e a cultura.

“… cercado de montanhas de formas extravagantes, não é fácil descortinar em Portugal outro mais grandioso e espectacular. Quase não tem planos. …A terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas do casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própria paisagem.”

“Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima.”

(Ferreira de Castro)

Notícias Relacionadas

Não existe conteúdo para mostrar de momento!

Próximos Eventos

Não existe conteúdo para mostrar de momento!
Filtros de Pesquisa